segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Um Pingo de Cada Vez


Um Pingo de Cada Vez



Cada um de nós, quando recebe um auxílio que traz alívio ou cura de alguma enfermidade, nada mais natural que expresse com alegria, retribuindo com palavras de agradecimento e sentimento de gratidão.

Ou quando um amigo nos ensina como podemos   economizar até 30% de nossas despesas ou algo parecido, também ficamos gratos.
Como adulto, podemos estar avaliando com mais clareza e rapidez, os prós e contras de cada benefício ou prejuízo.

Diferente com as crianças, as quais estão numa fase em que apenas recebe ou, melhor dizendo, elas estão abertas para receber, e só depois de já adultas e maduras, talvez um dia dizer… “ainda bem que desde cedo eu aprendi isto ou aquilo desta e daquela pessoa e, por causa delas, hoje eu sou assim”, sempre reportando ao passado com bons sentimentos.

É como um copo, ou uma planta no deserto; se cada um colaborar pingando nem que seja apenas uma gota de cada vez em todas as oportunidades que surgirem, ocorrerá que um dia o copo virá a estar cheio e transbordando, ou a tal planta crescida e robustecida, pronta para também estar oferecendo algo a outros.

O sentido de uma gotinha de cada vez, não podemos olhar de uma forma rígida, como se fosse só para saciar a sede ou, um presentear apenas com bens materiais senão muitos não estariam em condições de oferecer na mesma medida.

Uma simples palavra, mas que traga alívio ou promova o crescimento, pode resultar em algumas gotas a mais para o copo ou plantinha. Como exemplo, uma palavra de apoio que uma senhora de 21 anos, tendo um filho de 2 anos, destinou para uma criança de 12 anos: “Nossa, fulano de tal, que bonito você estar ajudando o seu Pai, quando o meu filho crescer, quero que ele seja igual a você” !
Uma palavra certa, no momento certo, sendo sincero para promover o bem, creio que vale muito mais que qualquer tesouro que deseje dar a uma outra pessoa.

Mas aquilo que mais poderia resultar em benefício, algo fácil e simples, e que não necessita de muitos recursos na fala ou oratória, são os nossos exemplos.

Dando exemplo aos mais novos, ou criando condições para eles acompanharem alguns adultos, estarão na verdade oferecendo algo, para aqueles que estão sedentos por aprendizado conhecimentos e as compreensões necessárias da vida.
 Um pingo de cada vez…vale a pena fazer esse esforço.


                                                                                                     Escrito por: Yoshio Nouchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário